POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Surrealismo: o que foi?

Surrealismo

  • O que foi? 

 Surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud , o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico André Breton  era o principal líder e mentor deste movimento.

A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire , jovem artista ligado ao cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias , considerada uma precursora do movimento.

  • Surrealismo na arte:

O surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. 

  •  Curiosidade sobre o surrealismo:


Como muitos dos primeiros participantes do surrealismo foram originados do dadaísmo, uma separação enfática entre surrealismo e dadaísmo na teoria e prática pode ser difícil de ser estabelecida, apesar das declarações de Andre Breton sobre o assunto não deixarem dúvidas sobre sua própria claridade sobre suas diferenças. No círculo acadêmico, esta linha imaginária é diferente entre diferentes historiadores.As raízes do surrealismo nas artes visuais tomam características do dadaísmo e do cubismo, assim como da abstração de Wassily Kandinsky e do expressionismo, assim também como do pós-impressionismo.

0 comentários:

Postar um comentário