POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Suprematismo

O Suprematismo é um movimento artístico russo que surge por volta de 1913-1915 e se assemelha ao abstracionismo geométrico levando suas formas a estética mais pura e simplificada utilizando desses para uma abstração total de qualquer elemento que possa se assemelhar com o natural, o pintor Kazimir Malevich foi o pioneiro nesse ramo, nascido próximo ao Kiev na Ucrânia em 12 de fevereiro de 1878 foi criado por uma família tradicionalista que o batizou na Igreja Católica Romana. Kazimir estudou cinco anos em escola agrícola, se apaixona pelo campo e começa sua carreira pintando paisagens e camponeses, em 1904 mudou para Moscovo onde estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitectura de 1904 a 1910 e no estúdio de Fedor Rerberg, por volta de 1911 fez sua primeira exposição junto ao grupoSoyuz Molodyozhi. O grande marco desse movimento foi quando Malevich decide pintar um quadrado dentro do outro, isso por volta de 1913 – 1915, a tela se chama “quadrado negro sobre fundo branco” causou um grande impacto nas obras supremasitas produzidas na época. Nesse mesmo período em parceria com o poeta Mayakovsky, Malevich escreve e publica, o manifesto do movimento, intitulado Do cubismo ao suprematismo.
           Defendendo uma arte totalmente dissociada do mundo objetivo, cujos elementos básicos são a cruz, o círculo, o triângulo e o retângulo, tendo então, relação com o progresso da revolução industrial, o mundo das máquinas e a necessidade de organização da sociedade russa.

           Além de Malevich houveram outros artistas que seguiam essa tendência, Aleksandr Rodchenko foi um deles, procurou trabalhar com outras linguagens como a fotografia e o design gráfico que eram o seu forte. Nascido em 1891 em São Petsburgo na Rússia, mas logo se mudou por conta de sua família para Kazan em 1902, estudou na Escola de Arte de Kazan, e no Instituto Stroganov em Moscou. Produziu suas primeiras obras abstratas em 1915 sob influencia de Malvich, no entanto ele realmente se descobre nas fotomontagens e no design gráfico que ainda são de grande influencia nas produções atuais, um exemplo disso é a Fotografia de Sorrenti para a Vogue Italia, de março de 2010. Inspirada na imagem de Rodchenko, "Fire Escape, Bulding on Miasnitskaia Street", de 1925.

          Por fim o ápice do Suprematismo se encerra no final de 1920. Propondo uma reflexão sobre a grande variedade e o desmembramento da arte russa, os artistas então se deparam com o Construtivismo e tomam esse viés a partir desse momento para a criação de um novo movimento artístico. 



Malevich - Aeroplane Flying (Avião Voando) 1915. Óleo sobre tela, 70 x 47 cm

0 comentários:

Postar um comentário