POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Marcel Duchamp

Marcel Duchamp foi um renomado pintor e escultor francês, bem como um ícone das vanguardas artísticas europeias do início do século XX, sendo um dos precursores da arte conceitual, do dadaísmo, do surrealismo, do expressionismo abstrato e o inventor dos "ready-made".
Biografia (principais momentos da vida)


- Duchamp, aos 14 anos de idade, pintou suas primeiras obras com grande influência impressionista.

- Aos 16 anos de idade deixou a casa da família e foi morar em Paris com seu irmão. Nesta época, tentou entrou na Escola de Belas Artes, porém foi reprovado no exame. Foi então estudar artes na Academia Julian.

- Entre 1906 e 1907 fez vários trabalhos de conotação humorística. Em 1907, cinco de seus trabalhos foram selecionados para o Primeiro Salão de Artistas Humoristas.

- A partir de 1911 começou a pintar telas com influência cubista. É desta fase a obra Sonata. Ainda neste ano cria sua primeira obra inovadora, com influência cubista, Retrato de jogadores de xadrez.

- Em 1913 criou o ready-made (manifestação artística que rompe com o tradicional e pega objetos práticos para transforma-los em obras de arte). Maior exemplo é a obra Fonte, criada em 1917, a partir de um urinol. Porém, sua primeira obra ready-made, Roda de bicicleta sobre um banquinho, foi criada em 1913.

- Em 1915, foi morar na cidade de Nova Iorque. 

- Em 1916, surgiu o dadaísmo e Duchamp passou a fazer parte do grupo de artistas dadaístas de Nova Iorque.

- Em 1920, viajou para Paris e entrou em contato com artistas dadaístas europeus, entre eles André Breton.

- No começo da década de 1920, participou de vários torneios de xadrez, outra área que demonstrava grande interesse, além das artes plásticas.

- Em 1927 casou-se com Lydie Sarrazin-Levassor .Porém se divorciou no ano seguinte.

Principais obras de Duchamp


- Nu descendant un escalier nº 2, 1912-1916

- A grande imagem de vidro, 1915 – 1923

- Roda de bicicleta, 1913

- Fonte, 1917

- Chèque Tzanck, 1919

- L.H.O.O.Q, 1919

- Ar de Paris, 1919

- Porta - garrafas, 1964

Vale a pena ressaltar que a obra de Duchamp deixou um legado importante para as experimentações artísticas subsequentes, tais como o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo abstrato, a Arte conceitual, entre outros. Muitos dos artistas identificados com essas tendências prestaram tributo a Duchamp, quando não o conheceram de fato, tendo com ele um contato direto (ou, às vezes, íntimo), o que influenciou as suas respectivas obras. John Cage, por exemplo, trocou ideias com Duchamp, e André Breton, pai do Surrealismo, por várias vezes tentou cooptar Duchamp para a causa do movimento surrealista; Tristan Tzara, um dos responsáveis pelo Dadaísmo, também reconheceu na obra de Duchamp, apesar do pouco contato da arte norte-americana com a arte europeia, uma espécie de precursora.
Resultado de imagem para marcel duchamp
Resultado de imagem para marcel duchampResultado de imagem para marcel duchampResultado de imagem para marcel duchamp


0 comentários:

Postar um comentário