POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Paul Cézanne - Cubismo

Paul Cézanne foi um importante pintor francês. É considerado um artista de transição entre o Impressionismo do final do século XIX e o Cubismo do início do século XX. É, portanto, um dos precursores da Arte Moderna.Paul Cézanne nasceu na cidade de Aix-en-Provence (França) em 19 de janeiro de 1839.
 Estilo Artístico (principais características):

Valorização no uso das cores;
- Inovação no uso da perspectiva;
 - Variação entre sombra e luz;
- Composições fora do comum;
- Simplicidade de motivos;
- Uso de formas geométricas (principalmente na fase cubista).

Principais obras

Retrato de Louis-Auguste Cézanne, o pai do artista (1866)
Paul Alexis lendo Émile Zola (1870)
A alameda de Jos de Bouffan (1871)
A casa do enforcado (1873)
Camille Pissarro (1874)
Autorretrato com um chapéu de palha (1875)
O degelo em Fontainebleau (1879)
A banhista (1885)
As margens de Marne (1888)
Os jogadores de Cartas (1895)
Banhistas (1892)
Les Grands Baigneuses (1894 - 1905)
Mulher com cafeteira (1894)
Maças e laranjas  (1895 - 1900)
Uma velha com um rosário (1895 - 1896)
Monte Saint-Victoire (1898)

De 1874 a 1877 Cézanne participou das exposições impressionistas, mas sua real ambição era ser aceito no famoso Salão anual, em que a crítica especializada reunia aqueles que ela considerava como os principais artistas. Cézanne, contudo, era sistematicamente rejeitado.
Diante da hostilidade do público, da crítica e mesmo de alguns de seus colegas impressionistas, Cézanne volta a Aix, indo raramente a Paris. Em 1886, rompe com Zola, por sentir-se retratado no romance "A obra", no personagem de um pintor fracassado.
Cézanne passa a preferir o isolamento, pintando em lugares como Medan, La Roche Guyon e Gardanne, onde sua obra atinge a maturidade, ao incorporar a experiência impressionista à conclusão de que a pintura é produto de uma reconstrução da natureza feita através de um raciocínio lógico.
Depois que os pais morrem, instala-se, em 1898, numa pequena casa de Aix, onde vive solitário com uma velha governanta. Sua arte atinge o auge da depuração nas paisagens de, por exemplo, "O grande pinheiro", que pode ser admirada na coleção permanente do Museu de Arte de São Paulo - MASP.
Dedica-se, então, a reconstruir a arte dos grandes classicistas, modulando a cor em curtas pinceladas para dar a impressão do volume. Cézanne seria reconhecido pela crítica, por seus contemporâneos e pela posteridade por sua capacidade de executar uma arte que é, antes de tudo, "coisa mental", fundada em valores despidos de ornamentalismos, ao mesmo tempo que expressa o desenho e a construção rigorosa. Ele é o verdadeiro fundador da arte moderna. 

0 comentários:

Postar um comentário