POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

René Magritte

Magritte nasceu na cidade de Lessines (Bélgica) em 21 de novembro de 1898 e morreu aos 68 anos na cidade de Bruxelas (Bélgica) em 15 de agosto de 1967.

Depois de estudar na Academia de Belas-Artes de Bruxelas (1916-1918), Magritte tornou-se desenhista em uma fábrica de papel de paredes e fez ilustrações para propaganda.

Em 1922, viu uma reprodução do quadro A canção do amor (1914), do pintor italiano Giorgio de Chirico, que reunia elementos estranhos (entre eles, uma escultura clássica e uma luva de borracha) em um ambiente de sonho. Esse quadro teve grande influência na formação do estilo de Magritte.

Nos anos seguintes, participou ativamente do movimento surrealista belga. Com o apoio de uma galeria de arte de Bruxelas, em 1926 passou a viver da pintura. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1927, mas não foi bem recebida pelos críticos de arte da época.

No mesmo ano, Magritte e sua mulher se mudaram para um subúrbio de Paris. Ali, o pintor fez amizade com muitos surrealistas parisienses, como os poetas André Breton e Paul Éluard, e familiarizou-se com as colagens do artista Max Ernst.
Em 1930 voltou para Bruxelas, onde permaneceu até o fim da vida.

Magritte é considerado um dos principais artistas plásticos do Surrealismo. É conhecido pelas obras provocadoras, espirituosas e que desafiam as percepções dos observadores, pois não estão condicionadas à realidade. 
Ele retratava objetos em contextos inesperados, pintava imagens bem-humoradas e divertidas, utilizava arranjos bizarros e jogos de duplicações

A arte de Magritte foi caracterizada por imagens enigmáticas e ilógicas, em um estilo muito pessoal, facilmente identificável. Seus quadros são como sonhos, ou como voos da fantasia, que misturam horror, perigo, comédia e mistério.

                             

0 comentários:

Postar um comentário