POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Victor Brecheret : O pioneiro do modernismo na escultura brasileira


O escultor Victor Brecheret, considerado o pioneiro do modernismo na escultura brasileira, iniciou sua formação artística em 1912, estudando desenho, modelagem e entalhe em madeira no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

De 1913 a 1919, viajou a estudo para Roma, onde foi aluno do escultor Arturo Dazzi (1881-1966). Foi influenciado por mestres renascentistas, pelo impressionista Rodin e por Mestrovic.

Retornou a São Paulo em 1919, tendo trazido ideias de uma escultura moderna e instalou seu ateliê no Palácio das Indústrias, em sala cedida por Ramos de Azevedo.

No ano seguinte, conheceu os escritores 
Oswald de Andrade e Mario de Andrade e o pintor Di Cavalcanti, que passaram a divulgar sua obra. Em 1921, com a bolsa do governo de São Paulo, viajou a Paris para estudar. Um ano depois, mesmo ausente do país, participou da Semana de Arte Moderna, com 12 esculturas.

Estando na capital francesa, entrou em contato com os escultores Henry Moore, Emile Antoine Bourdelle, Aristide Maillol e Constantin Brancusi. Tornando clara a influência de Brancusi no que diz respeito às superfícies uniformes e à concisão dos volumes.  O "movimento" passou por um processo de simplificação das formas.
A geometrização das formas é uma característica marcante na produção de Brecheret a partir de 1923. É possível notar em alguns de seus projetos, após seu retorno ao Brasil, a assimilação de temas e características formais relacionadas às culturas indígenas. A partir do final dos anos 40, o índio brasileiro passou a ser presença importante na escultura de Victor Brecheret.
Resultado de imagem para victor brecheret caracteristicas de suas obras

0 comentários:

Postar um comentário