POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Semana da Arte em 1922



Durante muito tempo, a Literatura (e as artes, de modo geral) que se produzia no Brasil era extremamente dependente das tendências europeias, principalmente nas primeiras escolas literárias: Quinhentismo, Barroco, Arcadismo. Quando o país se torna independente, a cultura também começa a ficar mais autêntica, mas foi o Modernismo que marcou com mais intensidade o desejo de realizar uma arte que fosse genuinamente brasileira.O Modernismo é uma escola literária que teve como “pontapé inicial” um dos eventos artísticos mais importantes da nossa história.
Semana de Arte ModernaUma das formas de expressar o modernismo foi A Semana de Arte Moderna, também conhecida como “semana de 22” – já que ocorreu no ano de 1922, teve como anfitrião o Teatro Municipal de São Paulo, durante a semana que se desenrolou entre os dias 11 e 18 do mês de fevereiro. O principal intuito da realização desse evento foi mostrar quais eram as grandes tendências artísticas que já faziam parte do cenário europeu artístico.
Nos dias de hoje, devemos destacar que a semana de Arte Moderna é reconhecida como um dos principais eventos capazes de trazer à população brasileira os conceitos da arte moderna, por mais que durante a sua realização não tenha sido entendida por parte da elite paulista, que ainda mantinha suas influências estéticas demarcadas nas origens mais conservadoras do movimento artístico europeu.
A semana foi idealizada pelo pintor brasileiro Di Cavalcanti com auxílio de Rubens Borba de Morais. Além disso, o carioca Ronald de Carvalho também ofereceu grande contribuição na idealização desse momento tão importante para a arte brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário