POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Vanguarda europeia e brasileira

A Vanguarda europeia foi um período caracterizado por movimentos artísticos nas artes plásticas, literatura, música, arquitetura e cinema, muitas vezes provenientes de países diferentes, com propostas específicas, embora se aproximassem certos traços mais ou menos comuns, como o sentimento de liberdade criadora, o desejo de romper com o passado, a expressão da subjetividade e certo irracionalismo.
Esses movimentos surgiram na Europa, no século XX, antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial. Paris era o grande centro cultural europeu da época, de onde as novas ideias artísticas se irradiavam para o resto do mundo ocidental. Os mais conhecidos movimentos da vanguarda europeia foram: o Futurismo, o Cubismo, o Expressionismo, oDadaísmo e o Surrealismo.
A vanguarda artística europeia teve seu correspondente no Brasil com a Semana de Arte Moderna (1922). Nesse marco simbólico do movimento modernista registrou-se a participação de praticamente todos os setores de atividade artística. Em sintonia recíproca, estavam "Mário de Andrade, e Oswald de Andrade na Literatura", "Heitor Villa Lobos na Música", "Di Cavalcanti e Anita Malfati na Pintura", "Victor Brecheret na Escultura" etc., que ao longo da década de 20 formaram a tropa de choque do Modernismo, batalhando para implantar uma mentalidade de vanguarda artístico-cultural no país.
Resultado de imagem para vanguarda oque e

0 comentários:

Postar um comentário