POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Ismael Nery

Ismael Nery (1900-1934) foi um pintor brasileiro, considerado um dos precursores do surrealismo no Brasil. A influência católica foi importante em sua pintura.
Ismael Nery (1900-1934) nasceu em Belém, no dia 9 de outubro de 1900. Viveu no Rio de Janeiro desde a infância. Em 1917 ingressa na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1920 viajou para Europa, onde frequentou a Academia Julien, em Paris. De volta ao Brasil, trabalha como desenhista na seção de Arquitetura e Topografia da Diretoria do Patrimônio Nacional. Lá torna-se amigo de Murilo Mendes, que foi grande incentivador de sua obra.
Sua estética foi permeada pelo expressionismo no começo de sua carreira, porém, passou por uma fase cubista. Na Europa, sofreu influências do pintor Marc Chagal, que continha características oníricas e surreais. Em 1926, estruturou um sistema filosófico denominado Essencialismo, que possuía fundamentos do catolicismo e neotomismo.
Ismael Nery teve uma pequena produção de aquarelas, óleos e desenhos, porém, a sua produção só foi reconhecida na exposição da 8° Bienal Internacional de Artes de São Paulo (1965), quando reunidas na Sala Especial de Surrealismo e Arte Fantástica. Suas obras também foram expostas na 10ª Bienal de São Paulo. Entre suas obras, as mais proeminentes são: “Amantes”, “Casal”, “Homem”, “Mulher e Cão”, “Duas Figuras” e “Paisagem com Casas”.
Morreu, ainda jovem, no Rio de Janeiro, no dia 6 de abril de 1934.

0 comentários:

Postar um comentário