POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Manifesto Antropofágico

O chamado Manifesto Antropofágico, que deu origem ao movimento, foi publicado por Oswald de Andrade em 1º de maio de 1928. O termo antropofágico denota da corrente que tinha como meta ruminar, assimilar, deglutir e transfigurar a cultura, principalmente a europeia, conferindo o caráter nacional.

O desenho do movimento se inicia na Europa, onde Oswald de Andrade assiste o Manifesto Futurista, do italiano Felippo Tomaso Marinetti. O autor brasileiro, que vivia constantemente na Europa, estava em Paris quando Marinetti anuncia o compromisso da literatura com a nova civilização técnica e combate o academismo.

Além da literatura, as ideias influenciaram também as artes plásticas, principalmente a pintora Anita Malfatti (1889 - 1964), e o escultor, Vitor Brecheret (1894 - 1955). Estavam prontos os ingredientes para a Semana de Arte Moderna, que ocorreu em 1922. A Semana mudou a identidade cultural brasileira e influenciou a arte continuamente.
A proposta do movimento era a de assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento Antropofágico é o quadro "Abaporu" de Tarsila do Amaral, que foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade. Assim, o autor manifesta a tendência das artes de estruturar uma cultura de caráter nacional e abrangendo todas as culturas 

Resultado de imagem para manifesto antropofágicoObra Abaporu

0 comentários:

Postar um comentário