POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Machismo e Feminismo

Machismo e feminismo, uma ideia que está à ordem do dia em todo mundo.
Uma das ações mais antigas do homem é o ser machista, a qual, foi suportada pelas mulheres até nossos dias. Apesar do evoluídos que nós achamos, ainda em nossa sociedade existem ações machistas no trabalho, na religião e na sociedade de modo geral.
As mulheres começaram a reagir no ano 1970, ano da Revolução Feminista, com o que conseguiram alguns dos direitos mais importantes, não acabando por isso o machismo em nossa sociedade mas se se reduzindo em grande número.
No ano 1975 foi declarado como ano da mulher e a cada dez anos isto se celebra unindo a centos de mulheres que tentam melhorar seu status social com uma convenção mundial.

Feminista: Partidário/a de o feminismo.
Machista: Partidário/a de o machismo.

Feminismo: movimento a favor da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. O feminismo nega a “inevitabilidade” da superioridade masculina tanto no âmbito profissional como no pessoal, afirmando que esta dominação masculina sobre a mulher surge não de uma superioridade física ou intelectual, senão de uma larga gama de estereótipos relativos ao sexo.
Machismo: discriminação à mulher adotada pelos homens.

Origem:
Desde que a história a sido escrita, os homens tiveram domínio sobre a mulher nas sociedades.
O domínio masculino remonta-se ao paleolítico, já que foi muito valorizada a ação da caça, a qual realizavam os homens.

Antiguidade:
Na legislação romana o homem e a mulher eram considerados um, sendo a mulher a posse e não tendo poder algum em suas terras, sua própria pessoa, seu dinheiro e seus filhos. As mulheres respeitáveis deviam ser fiéis, mas os homens não.
Na Idade Média as terras e o poder político eram herdados por via masculina, o que favorecia a subordinada mulher.

Em Babilônia e Egito, tinham direito à propriedade; na Europa faziam parte nos grêmios e às vezes no caráter religioso (xamãs, curandeiras siberianas, sacerdotisas romanas). Autoridade política: rainhas egípcias e bizantinas, mães superioras dos conventos medievais e as mulheres de tribos iroquesas (designavam homens para o clã).
 Na China e Roma na época da renascença europeia destacaram algumas mulheres instruídas.

Religião:
As religiões monoteístas estão a favor da ideia de que as mulheres são mais débis e inferiores ao homem.
Na Bíblia, San Pablo pede às mulheres que obedeçam a seus maridos e Deus situou a Eva baixo o mandato de Adão, nestes momentos nos propomos uma pergunta: Deus era machista?, baseamo-nos no fato, por exemplo, que não tivesse nenhum apóstolo mulher, é possível que em todo mundo, não tivesse uma mulher digna dessa tarefa, que nem uma só mulher fosse mais adequada para esse já que um homem, embora também podemos nos propor esta outra pergunta: Deus adaptou-se a seu tempo e já que a sociedade era machista pensou que as mulheres não seriam respeitadas?.
No hinduísmo a mulher deve adorar ao homem e dizem que essa adoración será a que os proteja e mantenha.

Resultado de imagem para machismo e feminismo



0 comentários:

Postar um comentário