POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Escultura de artes moderna

      Em meados do século XIX, as artes plásticas (escultura e pintura) já seguiam tendências que desafiavam as técnicas artísticas até então praticadas. O Impressionismo foi uma das tendências artísticas que procuravam capturar efeitos até então não buscados, como a tentativa de transmissão da impressão de velocidade ou, ainda, a impressão da passagem do tempo. Essas técnicas influenciaram enormemente as tendências modernas. No caso específico da escultura, o impressionista francês Auguste Rodin foi um dos principais modelos que escultures modernistas seguiram.
    As tendências da escultura moderna, além de serem herdeiras do impressionismo, acompanharam as propostas das vanguardas artísticas do início do século XX, sobretudo o cubismo, o dadaísmo, o primitivismo e, a posteriori, o abstracionismo.
     O construtivismo (que não se restringia apenas às artes) permeou as técnicas utilizadas em todas essas tendências, haja vista que, ao contrário das técnicas anteriores de esculpir, a técnica construtivista não se ateve aos materiais tradicionais, como madeira, mármore, bronze etc., mas passou a construir as formas esculturais com papel, plástico, peças de utensílios domésticos inutilizados, entre outras coisas.
Segundo o historiador da arte Stephen Farthing, em sua obra Tudo sobre Arte

   Não há uma característica única que defina a escultura modernista: na verdade, ela é um ponto de inflexão na busca dos escultores por descobrir o que era a sua arte, começando pelo reexame das noções de representação, espaço, forma, volume e massa, seguindo-se a escolha dos materiais, até chegar aos métodos construtivos. 
Resultado de imagem para artes escultura  modernas

0 comentários:

Postar um comentário