POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

A câmera digital

A primeira câmera digital da história foi desenvolvida por Steve Sasson, engenheiro elétrico da Kodak, em 1975. O equipamento unia dispositivos analógicos e digitais, captava imagens em 100 linhas, em preto e branco, e levava cerca de 23 segundos para realizar o procedimento. As imagens eram gravadas numa fita cassete, utilizando um sensor CCD, e o invento foi patenteado um ano depois, em 1976.
Resultado de imagem para kodak dcs 100
Comercialmente, a primeira câmera digital foi a Kodak DCS 100, lançada em 1990, no entanto não ganhou o mercado pelo alto custo. Apesar do fracasso inicial, em dez anos a fotografia digital ganhou o mercado, deixando para trás o mercado analógico. A facilidade de armazenamento (e-mail, pen-drive, CD-Rom, etc.), do fluxo das imagens e a dispensa de revelação logo vieram a calhar, atreladas à diminuição do custo. Atualmente, as câmeras digitais são extremamente comuns e encontradas em computadores e celulares.
O funcionamento da fotografia digital se dá a   partir da sensibilização de um sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória. As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de memória dispensando a intermediação do computador.
O mecanismo de captura de imagens é praticamente o mesmo que na fotografia analógica, mas em vez de um filme fotossensível, há uma superfície eletrônica que recebe a informação luminosa e a converte em código digital. A fotografia analógica perdeu o mercado para a fotografia digital, e só não entra em extinção por conta dos poucos profissionais adeptos da forma tradicional, e que mantém laboratórios particulares de revelação.

0 comentários:

Postar um comentário