POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Funai publica estudos de delimitação de quatro territórios indígenas


São Paulo – A Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou no Diário Oficial da União, na edição do dia 19, os estudos de identificação e delimitação das Terras Indígenas (TI) Sawré Muybu (PA), Ypoi/Triunfo (MS), Sambaqui (PR) e Jurubaxi-Téa (AM). Segundo o presidente do órgão, João Pedro Gonçalves da Costa, com esses atos a Funai “reconhece a tradicionalidade da ocupação dos respectivos povos sobre suas terras e avança com relação a garantir o direito ao território para essas populações”. A medida é o primeiro passo do processo, que agora fica aberto para contestações.

A Terra Indígena Sawré Muybu está localizada entre os municípios de Itaituba e Trairão, no estado do Pará. São 178 mil hectares de ocupação tradicional do povo Munduruku. Após um longo período de declínio populacional, essa etnia vem passando por um processo de recuperação populacional. A área tem grande importância simbólica na mitologia Munduruku como ponto de surgimento do rio  
Tapajós.

Localizada no município de Paranhos (MS), a Terra Indígena Ypoi/Triunfo, do povo Guarani Ñandeva, possui 19.756 hectares. A população foi retirada de seu território de ocupação tradicional e compulsoriamente transferida para Reservas Indígenas constituídas no início do século 20.Os Guarani Ñandeva, no entanto, nunca deixaram de acessar sua área de ocupação tradicional.

O povo Guarani Mbya que vai ocupar a Terra Indígena Sambaqui, no município Pontal do Paraná, estado do Paraná, realiza ações de busca de antigos territórios na costa litorânea desde os anos 1940, havendo farta documentação que comprova a presença indígena.O estabelecimento de aldeias Mbya encontrará 2.795 hectares de área com disponibilidade de mata, terra fértil e água de boa qualidade, bem como com a possibilidade de permanência das famílias sem ocorrência de conflitos

Maior área, a Terra Indígena Jurubaxi-Téa possui 1.208.155 hectares e está localizada nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, estado do Amazonas. Habitam essas terras grupos indígenas dos povos Arapaso, Baniwa, Baré, Desana, Kuripaco, Nadöb, Pira-Tapuya, Tikuna, Tukano e Tariana, que ocupam a região há séculos.
Fonte : www.redebrasilatual.com.br

0 comentários:

Postar um comentário