POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Abstracionismo


Famosa obra do pintor holandês Piet Mondrian
O Abstracionismo foi um dos movimentos artísticos do século XX. Antes que você se pergunte o que é movimento artístico: quando um grupo de artistas tem um objetivo ou uma filosofia em comum e produzem obras que seguem esse estilo ou uma tendência semelhante durante certo período de tempo, denomina-se Movimento Artístico.

Esse movimento seguia o modelo das vanguardas e não acadêmico, ou seja, não seguia as linhas da razão, ciência e filosofia que eram presentes no Academicismo. Assim, fazendo parte das vanguardas artísticas.
    O Abstracionismo é a arte que se opõe à arte figurativa ou objetiva. A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre formas e cores, além de ser também uma manifestação que despreza completamente a simples cópia das formas naturais.
  • Abstracionismo Expressivo: Também chamado de "Abstracionismo Informal ou Lírico", essa vertente foi influenciada pelo expressionismo e fauvismo sendo suas principais características o sentimentalismo, a intuição e maior liberdade artística. O maior representante dessa vertente, foi sem dúvida o artista russo, Kandinsky. 
  • Abstracionismo Geométrico: Influenciada pelo cubismo e o futurismo, essa vertente está pautada na geometria das formas e no racionalismo. O maior representante dessa tendência foi o pintor holandês Mondrian.
Obra exemplo do Abstracionismo:


Obra do pintor russo Kandinsky

0 comentários:

Postar um comentário