Esse novos elementos só existem em laboratórios, por frações de segundo, porém são uma conquista importante. Estão sendo chamados, de modo provisório - Uut, Uup, Uus, e Uuo - irão ocupar as posições 113, 115, 117 e 118 da Tabela Periódica. A descoberta foi anunciada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, é a primeira desde 2011, quando os elementos 114 (Fleróvio) e 116 (Livermório) foram adicionados na tabela.
O elemento 113 foi descoberto pelos cientistas do Instituto Riken, no Japão, enquanto 115, 117 e 118 nasceram de uma colaboração entre laboratórios da Rússia e dos EUA.
Os cientistas que descobriram os novos elementos, ainda não pronunciaram sobre suas preferências de nome. Entretanto, a equipe japonesa já sugeriu anteriormente, anos atrás, um possível nome para o elemento 113: "Japanium".
"Para um cientista, isso é mais do que ganhar uma medalha de ouro olímpico", disse Ryoji Noyori, vencedor do Prêmio Nobel de Química, ao jornal inglês Guardian. Mas os pesquisadores não se limitam até aí: "Agora, nós queremos olhar adiante, ir em busca do elemento 119 e de outros além dele", declarou Kosuke Morita, líder da equipe que produziu o 113.
Fontes: http://super.abril.com.br/ciencia/cientistas-adicionam-quatro-elementos-a-tabela-periodica (SUPERINTERESSANTE)
0 comentários:
Postar um comentário