O suprematismo foi fundado na Rússia pelo teórico e artista russo, Kazimir Malevich. O movimento era centrado em formas geométricas básicas, mas principalmente o círculo, o triângulo e o retângulo.
Em 1915, Kazimir publicou um manifesto chamado Do Cubismo ao Suprematismo, que marcou o início do movimento.
Em um livro publicado no ano de 1927, Malevich relata a inspiração para a criação do Suprematismo e de um dos seus quadros, Quadrado Negro, ele diz: "Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi então que concebi a nova arte, que chamei suprematismo."
Quadrado Negro (1923-1929) - Kazimir Malevich
Suprematismo tem significado segundo Kazimir, "supremacia do puro sentimento".
Malevich já era um artista importante quando trouxe o Suprematismo ao mundo da Arte, o que levou o movimento a ser aceito mais facilmente em comparação à outros, como o Dadaísmo.
Alguns teórico consideram o Suprematismo como o primeiro movimento de arte abstrata do Modernismo. O movimento influenciou também a arquitetura e o design ocidentais dos anos seguintes.
Apesar de estar ligado muitas vezes ao seu idealizador, o Suprematismo teve grande seguidores, como El Lissitzky, Lyubov Popova e Ivan Puni.
Apesar de estar ligado muitas vezes ao seu idealizador, o Suprematismo teve grande seguidores, como El Lissitzky, Lyubov Popova e Ivan Puni.
Outras obras Suprematistas:
Suprematismo (1916-1917) - Kazimir Malevich |
Sem título (1920) - El Lissitzky |
Suprematismo (1915) - Kazimir Malevich |
0 comentários:
Postar um comentário