POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

O dadaísmo hoje

O dadaísmo foi um movimento, uma critica a sociedade da época em que se originou (1916), por tanto pertence a um momento especifico da história. Porém é possível encontrar trabalhos que sofram alguma influência, direta ou indireta deste movimento, as fotomontagens, ready-mades e principalmente o non-sense são características que mais evidenciam o movimento até hoje. Mas de fato se faz difícil encontrar nos dias de hoje artistas que se denominem dadaístas.

Quebrando regras e designando novas formas de se expor e expressar o dadaísmo transformou o que antes não era arte em arte, ampliando e propondo reflexões sobre as formas tradicionais.


Um caso a ser citado é a cantora, dançarina, performance e polêmica Lady Gaga, que no ano de 2010 compareceu a premiação do VMA (Video Music Awards) da MTV americana, usando apenas um vestido de carne, feito pelos designers Franc Fernandez e Nichola Formichetti.

Gaga explicou que a roupa não era uma ofensa, e sim um modo de chamar a atenção para o preconceito: "Se não defendermos o que acreditamos e não lutarmos pelos nossos direitos, logo teremos tantos direitos quanto a carne que cobre nossos ossos. Eu não sou um pedaço de carne".
Em sua frase Lady Gaga evidencia sua crítica a sociedade, num ato totalmente inesperado e inusitado,  mas que principalmente após sua declaração provoca reflexão.


No meio publicitário, junto a concepções criativas, utilizado para disseminar ideais na sociedade, pode se destacar as garrafas de Absolut Vodka, que atualmente é a terceira maior marca de bebidas do mundo segundo site da empresa, sempre ousando e inovando em suas embalagens lançam edições limitadas com rótulos bem produzidos por diferentes artistas.

O dadaísmo tendo grande importância sobre os movimentos de contestação da arte conquistou duas destas edições especiais de Absolut Vodka.

A primeira, com uma imagem produzida por meio de recortes e de alguns nomes dos principais representantes do movimento ao seu fundo, sendo empregada umas das grandes características do movimento, a fotomontagem (obras criadas com recortes), e a segunda uma garrafa possuindo elementos da técnica ready-made (muito utilizada por Marcel Duchamp, que consiste em transportar elementos do cotidiano e sem altera-los, transformar em arte), desta vez estruturada por peças de metal pregadas em uma árvore.


Fonte: Dododada

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Viu, Gisele? Dizer que a Lady Gaga é ridícula por usar um vestido de carne é a inabilidade de entendê-lo.

    ResponderExcluir