POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Marcel Duchamp




Marcel Duchamp foi um importante pintor e escultor francês. Nasceu em 28 de julho de 1887 na França e faleceu em 2 de outubro de 1968, na cidade de Nova Iorque. É um dos grandes representantes do movimento artístico conhecido como dadaísmo.



Sua vida

Duchamp,ainda novo, pintou suas primeiras obras com grande influência impressionista. 

Alguns anos depois, deixou a casa da família e foi morar em Paris com seu irmão. Nesta época, tentou entrou na Escola de Belas Artes, porém foi reprovado no exame. Foi então estudar artes na Academia Julian.
Resultado de imagem para marcel duchamp
Entre 1906 e 1907 fez vários trabalhos de conotação humorística. Em 1907, cinco de seus trabalhos foram selecionados para o Primeiro Salão de Artistas Humoristas.

A partir de 1911 começou a pintar telas com influência cubista. É desta fase a obra Sonata. Ainda neste ano cria sua primeira obra inovadora, com influência cubista, Retrato de jogadores de xadrez.

Em 1913, criou o ready-made (manifestação artística que rompe com o tradicional e pega objetos práticos para transforma-los em obras de arte). Maior exemplo é a obra Fonte, criada a partir de um urinol. Porém, sua primeira obra ready-made, foi Roda de bicicleta sobre um banquinho.

Quando surgiu o dadaísmo, Duchamp passou a fazer parte do grupo de artistas dadaístas de Nova Iorque, cidade que tinha se mudado.

Duchamp morreu em 28 de julho de 1887, no seu país Natal.



Arte




Ele fez várias experimentações artísticas, criou o ready-made, rompendo com o cartesianismo e introduzindo objetos da vida cotidiana no campo das artes plásticas. E embora seja considerado um artista dadaísta, trabalhou com vários conceitos artísticos do impressionismo, cubismo e expressionismo.



Duchamp Introduziu aspectos intelectuais em suas obras de arte.

Como exemplo de sua arte podemos citar Fonte, arte famosa do ator, que utilizou um pseudônimo (R. Mutt) para apresenta-lá; L.H.O.O.Q, uma pintura provocativa da Mona Lisa com bigodes e barbicha; Roda de bicicleta, entre outras.


0 comentários:

Postar um comentário