POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

A olimpíada dos índios


Os povos indígenas

Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde milênios antes do início da colonização portuguesa, que principiou no século XVI. Apesar de protegida por muitas leis, a população indígena foi amplamente exterminada pelos conquistadores e pelas doenças que eles trouxeram, caindo de uma população de milhões para cerca de 150 mil em meados do século XX. Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a sociedade mundial. Suas culturas diversificadas compunham originalmente um rico mosaico de tradições, línguas e visões de mundo que, depois de serem longamente desprezadas como típicas de sociedades bárbaras, ingênuas e atrasadas, ou no máximo apreciadas como exotismos e curiosidades, hoje já começam a ser vistas em larga escala como culturas complexas, sofisticadas em muitos aspectos, interessantes por si mesmas e portadoras de valores importantes para o mundo moderno, como o respeito pela natureza e um modo de vida sustentável, merecendo consideração como qualquer outra. Mesmo assim, a degradação das culturas tradicionais pelo contato assíduo com a civilização tem sido rápida mesmo dentro das reservas.

A olimpíada dos índios

Sempre que pensamos em um tipo de competição desportiva, pensamos em Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Porém, nunca imaginamos os Jogos dos Povos Indígenas.

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais. A edição dos Jogos de 2003, por exemplo, teve a participação de sessenta etnias, dentre elas os Kaiowá, Guarani, Bororo, Pataxó e Yanomami.

É interessante notar que as sedes dos Jogos são sempre em locais afastados das grandes cidades, contrariando a lógica dos torneios desportivos, mas extremamente coerente com a proposta indígena.

As modalidades disputadas variam um pouco entre os torneios, mas basicamente são as que seguem:

• Arco e Flecha: Arma muito utilizada para caça, rituais e para a guerra. Na maioria das tribos o arco é feito de caule de Palmeira. O tamanho do arco varia de acordo com o uso que se fará do arco e com o costume da tribo. A flecha é feita de bambu, com variações nas pontas. O alvo se localiza a uma distância de 30 metros e é marcado pelo desenho de um peixe;

• Cabo de Guerra: É disputada em equipe, cujo objetivo é medir a força física dos participantes. Vencer o cabo de guerra significa ter os índios mais bem preparados para o confronto físico

• Xikunahity: Esse esporte também é conhecido como futebol de cabeça. Em lugar do chute, a bola é empurrada com a cabeça dos participantes.



Fontes: Brasil Escola e Wikipédia

2 comentários: Leave Your Comments

  1. Ótimo post, acho que a mídia nacional deveria valorizar mais nossa cultura :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que mídia deveria divulgar mais esse evento pois mostra muito sobre a cultura que muitas vezes não é valorizada

    ResponderExcluir