POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Vanguarda


Do ponto de vista artístico, vanguarda é uma palavra que vem do francês “avant-garde”. Nas primeiras décadas do século XX, surgiu uma série de movimentos artísticos inovadores em todas as artes como a pintura, a literatura e principalmente a arquitetura. Estas correntes receberam a denominação de vanguardismo. Surgiram em um novo contexto social, onde o artista sente a necessidade de criar novos caminhos e novas formas de expressão. O criador tem o impulso de romper com o passado e apostar em estilos inovadores. A lista de movimentos vanguardas é extensa: dadaísmo, futurismo, cubismo, surrealismo entre outras.

O ideal de liberdade é comum em todas estas correntes, pois o artista sente o dever de explorar novos rumos através da imaginação e da criatividade. A arte do ponto de vista tradicional já não interessa aos vanguardistas, que colocam em vigor modelos e propostas desvinculadas do passado.

As manifestações vanguardistas influenciaram todo o mundo. No Brasil não poderia ser diferente, uma vez que este era o exato momento da história em que as manifestações artísticas estavam crescendo em nosso país, e que a maioria dos artistas se espelhavam nas tendências europeias.

Vejamos um pouco de algumas correntes vanguardistas:

Cubismo: Seu propósito era decompor, fragmentar as formas geométricas. Investia na subjetividade de interpretação das obras, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos. Pablo Picasso foi um dos principais artistas que representaram essa vanguarda
Dadaísmo: O dadaísmo é contra a beleza eterna, contra as leis da lógica, contra a eternidade dos princípios, contra a imobilidade do pensamento e contra o universal. Os adeptos deste movimento promovem uma mudança, a espontaneidade, a liberdade da pessoa, o imediato, o aleatório, a contradição, defendem o caos perante a ordem e a imperfeição frente à perfeição.
Expressionismo: Não teve ideais claros e definidos, porém procurava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
Surrealismo: Segundo esta vanguarda, a arte deve surgir do inconsciente sem que haja interferências da razão. Trabalha frequentemente com elementos como a fantasia, o devaneio e a loucura.
Futurismo: Suas proposições eram negar o passado, o academicismo e trazer o interesse ideológico, a pesquisa, a experimentação, a técnica e a tecnologia para a arte.




0 comentários:

Postar um comentário