POSTS DA 2ª ETAPA:
Eu vou arranhar a cara do Batman. Bom dia.

Guernica de Pablo Picasso



O Quadro Guernica de Pablo Picasso é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do cubismo.


O artista espanhol se inspirou no bombardeamento da cidade Guernica. Neste dia, aviões alemães destruíram quase completamente a cidade espanhola. Guernica é uma cidade da província da Biscaia, localizada na comunidade autônoma do País Basco.

Por este motivo, este quadro tem também um significado político e funciona como uma crítica à devastação causada pelas forças Nazistas aliadas com o ditador espanhol Franco. Outra possível interpretação indica que o quadro Guernica funciona como um símbolo de paz ou anti-guerra.
Depois de ter sido terminado, após um mês, o quadro fez uma digressão pelo mundo, tendo ficado globalmente reconhecido e atraindo a atenção do resto do mundo para a Guerra Civil Espanhola.
Com o início da Guerra Civil Espanhola, o falecimento da sua mãe em 1939 e o princípio da Segunda Guerra Mundial, o artista teve uma fase mais escura. Algumas das suas obras criadas nessa altura revelam o seu estado de espírito mais atormentado, como por exemplo o quadro Guernica e a série de "Dona Maar".
Quando rompeu a Segunda Guerra Mundial, o artista resolveu emprestar a sua pintura ao Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), onde esteve até 1981, ano em que regressou a Espanha.
Guernica é uma pintura a óleo sobre tela de grandes dimensões. Atualmente, esta pintura está exposta em Madri, no Museu Reina Sofia.
Fonte: significados.com.br

0 comentários:

Postar um comentário