O surrealismo foi um movimento literário e artístico considerado uma vanguarda. Teve seu início em Paris na década de 1920. Envolve artistas dadaístas, ou seja, artistas que compunham o Dadaísmo, movimento que já tinha certa influência artística, sendo assim, o Surrealismo se sobressaiu mundialmente.
Um dos objetivos das obras surrealistas era produzir uma arte que estava sendo anulada pelo racionalismo. O maior precursor e líder do movimento foi o poeta e crítico André Breton. Além dele, seus representantes mais conhecidos são Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.
As raízes do surrealismo nas artes visuais tem características do dadaísmo e do cubismo, assim como da abstração de Wassily Kandinsky e do expressionismo, assim também como do pós-impressionismo.
As obras literárias surrealistas seguiam uma ideia de que as palavras deveriam ser escritas conforme viessem ao pensamento, sem seguir nenhuma estrutura coerente.
No Brasil, as noções surrealistas começaram a surgir entre 1920 e 1930, através de elementos do Movimento Modernista do Brasil. Alguns dos artistas brasileiros surrealistas (ou com tendências surrealistas) mais conhecidos são: Tarsila do Amaral, Maria Martins, Cícero Dias, Ismael Nery, etc.
![]() |
A persistência da memória - Salvador Dalí |
0 comentários:
Postar um comentário